Projetos de extensão e outros projetos (EIC, Monitoria, Iniciação Científica)

Projetos de extensão

e outros projetos (EIC, Monitoria, Iniciação Científica)   

Projetos de extensão (UERJ)

Projeto de Extensão (UERJ)


Título:  Metodologias para análise de textos no ensino de língua portuguesa  

(Coordenação / orientador: Charleston Chaves)

Situação: em andamento

Ativo (desde 2021)




Resumo:

   Este projeto de extensão tem por objetivo apresentar para a comunidade um conjunto de metodologias para análise de textos a partir dos pressupostos teóricos tanto da Semiótica Discursiva como da Análise do Discurso de base francesa. É um projeto vinculado ao Departamento LIPO e tem o propósito de apresentar um conjunto de recursos teórico-metodológicos que viabilizem uma melhor análise de textos em língua Portuguesa.


  1. Pesquisadores Integrantes do projeto: Ana Malfacini (UERJ), Marcelo Beauclair (UERJ), Paulo Rosa (UERJ) e Regina Souza Gomes (UFRJ)
  2. Parceria externa: Nupes (Núcleo de Pesquisa em Semiótica) - UFRJ 
  3. Alunos voluntários no projeto: 2   
Learn More

Projetos de EIC - Estágio Interno Complementar e de Monitoria

EIC - Estágio Interno Complementar (UERJ)


TÍTULO: Pesquisa e ensino em língua portuguesa: metodologias para compreensão e interpretação de textos


Situação: em andamento

Ativo (desde 2022)


Orientador: Charleston Chaves




Resumo:

Por conta das visíveis dificuldades para compreensão e interpretação de textos, este projeto (Pesquisa e ensino de língua portuguesa: metodologias para compreensão e interpretação de textos) visa formar melhor os estudantes para que possam reproduzir, no futuro, práticas educativas adequadas como professores quando estiverem formados. 

Um mundo é constituído de textos de todas as formas e em diversos gêneros, por isso uma nação cujos integrantes tenham muita dificuldade em interpretá-los tem menos chance de se desenvolver, já que terão menos acesso ao conhecimento de mundo propagado pelas produções textuais. Este projeto visa construir e apresentar metodologias sólidas a partir de um arcabouço científico dos estudos linguísticos e discursivos.


 


Monitoria em Língua Portuguesa III (Sintaxe do Período Composto)


TÍTULO: Monitoria em Língua Portuguesa IIi


Situação: em andamento

Ativo (desde 2022)


Orientador: Charleston Chaves


Resumo:

 Tendo em vista que o Instituto de Letras da Uerj tem por tradição formar docentes e prima por um curso voltado para a relação pesquisa e ensino, a monitoria de uma disciplina sempre ajudará não só o próprio aluno-monitor em formação como os demais discentes que precisarem de orientações para retirarem suas dúvidas em relação aos conteúdos programáticos.

A monitoria é, portanto, uma atividade de ensino e aprendizagem que tem por objetivo contribuir para a formação do aluno e possibilitar uma maior familiaridade com a disciplina. Língua Portuguesa III tem, em sua ementa, os estudos relativos ao período composto e representa um conjunto de conhecimentos que demanda habilidades e competências específicas e bem diversificadas para o reconhecimento e elaboração de enunciados que requerem conhecimentos sintáticos. 


Orientandos que participam do Projeto: 3 alunos de graduação (1 bolsista e 2 voluntários)


Learn More

Divulgação de eventos


Projeto de Extensão:

2022 - Oficina de Interpretação de Textos I: metodologias

Aula 1 (07/05/2022) - A argumentatividade nos textos: estratégias linguístico-discursivas (Charleston Chaves - UERJ)

Aula 2 (14/05/2022) - Coesão Sequencial: recorrência dos tempos verbais (Paulo Rosa - UERJ)

Aula 3 (21/05/2022) - Hibridismo de Gêneros, regimes de crenças e ensino de português (Regina Souza Gomes - UFRJ)

EVENTO on-line pela Plataforma RNP com certificado para ouvintes        

 

Share by: