Projeto de Extensão (UERJ)
Título: Metodologias para análise de textos no ensino de língua portuguesa
(Coordenação / orientador: Charleston Chaves)
Situação: em andamento
Ativo (desde 2021)
Resumo:
Este projeto de extensão tem por objetivo apresentar para a comunidade um conjunto de metodologias para análise de textos a partir dos pressupostos teóricos tanto da Semiótica Discursiva como da Análise do Discurso de base francesa. É um projeto vinculado ao Departamento LIPO e tem o propósito de apresentar um conjunto de recursos teórico-metodológicos que viabilizem uma melhor análise de textos em língua Portuguesa.
EIC - Estágio Interno Complementar (UERJ)
TÍTULO: Pesquisa e ensino em língua portuguesa: metodologias para compreensão e interpretação de textos
Situação: em andamento
Ativo (desde 2022)
Orientador: Charleston Chaves
Resumo:
Por conta das visíveis dificuldades para compreensão e interpretação de textos, este projeto (Pesquisa e ensino de língua portuguesa: metodologias para compreensão e interpretação de textos) visa formar melhor os estudantes para que possam reproduzir, no futuro, práticas educativas adequadas como professores quando estiverem formados.
Um mundo é constituído de textos de todas as formas e em diversos gêneros, por isso uma nação cujos integrantes tenham muita dificuldade em interpretá-los tem menos chance de se desenvolver, já que terão menos acesso ao conhecimento de mundo propagado pelas produções textuais. Este projeto visa construir e apresentar metodologias sólidas a partir de um arcabouço científico dos estudos linguísticos e discursivos.
Monitoria em Língua Portuguesa III (Sintaxe do Período Composto)
TÍTULO: Monitoria em Língua Portuguesa IIi
Situação: em andamento
Ativo (desde 2022)
Orientador: Charleston Chaves
Resumo:
Tendo em vista que o Instituto de Letras da Uerj tem por tradição formar docentes e prima por um curso voltado para a relação pesquisa e ensino, a monitoria de uma disciplina sempre ajudará não só o próprio aluno-monitor em formação como os demais discentes que precisarem de orientações para retirarem suas dúvidas em relação aos conteúdos programáticos.
A monitoria é, portanto, uma atividade de ensino e aprendizagem que tem por objetivo contribuir para a formação do aluno e possibilitar uma maior familiaridade com a disciplina. Língua Portuguesa III tem, em sua ementa, os estudos relativos ao período composto e representa um conjunto de conhecimentos que demanda habilidades e competências específicas e bem diversificadas para o reconhecimento e elaboração de enunciados que requerem conhecimentos sintáticos.
Orientandos que participam do Projeto: 3 alunos de graduação (1 bolsista e 2 voluntários)